sábado, 12 setembro, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home PIAUÍ

Teresina vai aumentar frota de ônibus, construir novas paradas e recuperar terminais

O prefeito Silvio Mendes anunciou novas medidas para a modernização do transporte público da capital

por editor
12 de setembro de 2026
em PIAUÍ, TERESINA

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou nesta sexta-feira (11) estratégias para avançar na reestruturação e modernização do transporte público da capital. A iniciativa, realizada através de estudos, visa melhorar o sistema coletivo da cidade, com novas linhas de ônibus e recuperação dos terminais de integração.

Coletiva de imprensa sobre licitação do transporte público (Foto: Pablo Santos/ Semcom)

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, realizada na sede da prefeitura. O encontro reuniu o engenheiro de tráfego, Antônio Santana, responsável pelo estudo apresentado; o promotor de Justiça do MP/PI, Flávio Teixeira, e demais gestores municipais.

Entre as iniciativas anunciadas está a licitação de novas paradas de ônibus, recuperação das estações de transbordo, aquisição de novos ônibus e a implantação de novas linhas.

Durante a coletiva, o prefeito Silvio Mendes da licitação de 500 paradas de ônibus e do financiamento para a melhoria do transporte público.

“Estamos anunciando a licitação de 500 paradas de ônibus que já vai ser encaminhada na segunda-feira (14); a recuperação das estações de transbordo e a aquisição de 96 ônibus. A prefeitura está usando 85 milhões de créditos já aprovado para a aquisição, além de 37 milhões de recursos próprios. Então, são esses os primeiros passos que anunciamos para recuperar o transporte coletivo”, disse.

O engenheiro de tráfego, Antônio Santana revelou que o objetivo é recuperar o sistema de transporte público na capital. “É um sistema que temos que recuperar. Não se recupera isso do dia para a noite. É um esforço de Estado, não é um esforço só da atual prefeitura, do atual governo e uma das grandes consequências é o custo social”.

Os estudos realizados detectaram que outras medidas devem ser tomadas para fortalecer e avançar na construção de um transporte público eficiente.

Novas medidas a serem adotadas:

– Recuperação das estações e terminais de integração/transbordo, incluindo estruturas que estão deterioradas ou foram depredadas.

– O primeiro grande eixo previsto deverá ligar Parque Piauí–Centro–Zoobotânico. Outro corredor considerado prioritário ligará Bela Vista à região da Universidade.

– Redesenho das linhas de ônibus. O diagnóstico apresentado aponta que a atual rede ainda foi planejada com o Centro como principal destino das viagens, mas hoje a Zona Leste passou a exercer atração semelhante à região central. Por isso, os itinerários deverão ser reorganizados.

– Maior regularidade dos horários e viagens. A Prefeitura pretende exigir, inclusive por meio de ajustes contratuais, que as empresas cumpram número de viagens, horários e frequência, considerados fundamentais para recuperar passageiros.

– Implantação prevista para começar em cerca de seis a sete meses, considerando licitação e fabricação dos novos veículos. O sistema não será modificado integralmente de uma vez.

Texto publicado em 11/9/2026

Atualizado em 12/9/2026

 

Leia Também

Defesa Civil reforça ações de combate aos efeitos da seca no Piauí
DESTAQUE

Reconhecida emergência em três cidades do Piauí afetadas por seca

Polícias Civil e Militar apreendem droga na zona Sudeste de Teresina
DESTAQUE

Polícias Civil e Militar apreendem droga na zona Sudeste de Teresina

Prefeitura de Teresina aumenta subsídio para o transporte público e vai cobrar melhoria
DESTAQUE

Prefeitura de Teresina prepara investimentos em nova ponte e Shopping da Cidade II

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas