Centro Integrado de Comando das ações das forças de segurança locais e nacionais vai funcionar no Quartel Geral da PM-PI.
Um contingente de 5.267 policiais militares vai trabalhar na segurança das eleições municipais, como parte do Plano Nacional que contará também com a participação de policiais federais, Polícia Rodoviária Federal e tropas do Exército.
A Secretaria de Segurança Pública montou um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, que funcionará a partir desta quinta-feira (12) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, em Teresina.
A saída das tropas para o interior do estado será nesta quinta-feira, a partir das 7h. “Em cada local de votação teremos no mínimo um policial”, disse o secretário estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira. “A finalidade é manter a segurança do pleito”, completou.
O secretário Rubens Pereira informou que a PM também vai fiscalizar o cumprimento das normas determinadas pela Vigilância Sanitária e a Justiça Eleitoral. Os votantes deverão comparecer às sessões eleitorais usando máscaras. Nos locais haverá álcool em gel à disposição do público.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para o Piauí. Os homens do Exército vão atuar nos municípios com maior conflito. A Polícia Federal já anunciou o uso de drones para fiscalizar o entorno dos locais de votação, a fim de evitar crimes eleitorais no dia 15 de novembro.