Campanha contra pólio e multivacinação começa segunda-feira

O objetivo é ampliar a imunização de crianças. Aplicação das doses vai até 9 de setembro. 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação começa na próxima segunda-feira (8). Até o dia 9 de setembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina espera ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina, em 20 de agosto. As vacinas estarão disponíveis nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde.

“Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 agravos”, disse a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), febre amarela.

A FMS reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

 

Deixe uma resposta