Apenas 15 cidades do Piauí já vacinam crianças de 3 e 4 anos

No estado, 95 mil crianças dessa faixa etária devem ser imunizadas contra a doença, segundo estimativa da Secretaria da Saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) informou hoje (28) que 15 municípios piauienses já iniciaram a vacinação contra a covid-19 de crianças de 3 a 4 anos. No estado, 95 mil crianças dessa faixa etária devem ser imunizadas contra a doença.

A vacinação já começou em Cajueiro da Praia, Parnaíba, Luís Correia, Cocal, São Félix do Piauí, Dom Inocêncio, Currais, São Raimundo Nonato, Água Branca, Francisco Santos, Jaicós, Simões, Canavieira, Manoel Emídio e Fronteiras.

O Ministério da Saúde recomendou que os estados utilizem nas crianças nesta faixa etária o imunizante Coronavac com intervalo de 28 dias entre as doses. No Piauí, muitas cidades tinham um estoque dessas vacinas, porque o estado foi um dos únicos do Brasil a fazer a compra deste imunizante.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, o Piauí ainda está aguardando a chegada do lote de vacinas do Ministério da Saúde para contemplar todos os municípios.

“Ainda não temos vacina suficiente porque o Ministério ainda não enviou, mas muitas cidades já estão se antecipando com o estoque que dispõem. Temos que tornar a população mais imune, principalmente o público infantil”, disse.

O secretário de saúde, Neris Júnior, afirma que as cidades que não têm doses disponíveis terão que aguardar o repasse por parte do Ministério da Saúde.

“Quem tiver estoque, pode iniciar a imunização deste público. Quem não tem, vai esperar a chegada das doses do Ministério da Saúde. O nosso objetivo é criar uma barreira para que o vírus não possa circular tão fácil assim”, afirmou o gestor.

 

Deixe uma resposta