Turismo cresce 50,2% nos primeiros cinco meses do ano

Em maio, a alta foi de 2,6% com destaque para os estados de São Paulo, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.
Minas Gerais foi um dos estados que mais cresceu, segundo o IBGE (Foto: Pedro Vilela/MTur)

O setor de turismo registrou alta de 50,2% nos primeiros cinco meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE. O percentual foi impulsionado principalmente pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê.

Regionalmente, todas os 11 estados e o Distrito Federal registraram alta no período, com destaque para os estados de Minas Gerais (82,1%), Rio Grande do Sul (68%), São Paulo (56,7%), Bahia (47,2%) e Rio de Janeiro (27,9%).

Na comparação entre o mês de maio e abril, o índice cresceu 2,6%, sendo a terceira alta seguida e um acúmulo de 11,7% no período. Ao contrário do acumulado do ano, apenas quatro estados registraram alta no período: Rio Grande do Sul (3,9%), São Paulo (2,5%), Ceará (2,3%) e Bahia (1,5%).

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

MTur

 

Deixe uma resposta