Piauí amplia leitos de UTI para pacientes com covid

Segundo a Secretaria da Saúde, foram abertas 41 vagas para reforçar o atendimento de pacientes com a doença.
Secretário Neris Júnior com superintendente Alderico Tavares e diretora Joselma Oliveira (Foto: Divulgação)

Por causa do avanço das internações de pacientes com covid-19, a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou a oferta de leitos de UTI na rede hospitalar estadual. Em reunião realizada nesta quinta-feira (7) com secretário da Saúde Neris Júnior, o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade Alderico Tavares e com a diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira, ficou determinado a reabertura de 41 unidades de terapia intensiva para reforçar o atendimento.

“Estamos sempre monitorando a situação da pandemia em nosso estado e preocupados com esse aumento de internações estamos disponibilizando 41 leitos de UTI, para casos haja necessidade de internação. A Sesapi faz uma avaliação permanente da evolução da doença e não vamos deixar faltar leitos para nossa população”, disse o secretário Neris Júnior.

Foram reabertos novos leitos de UTI na capital Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (10, com a possibilidade de ampliação de mais 10), Hospital Infantil Lucídio Portella (dois), Maternidade Dona Evangelina Rosa (um) e Hospital da Polícia Militar (um).

Para o atendimento no interior do estado foram ofertados em Floriano no Hospital Regional Tibério Nunes(10), na cidade Parnaíba no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (10), no município de Piripiri no Hospital Regional Chagas Rodrigues(cinco), em Bom Jesus no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (um) e na cidade de São Raimundo Nonato no Hospital Regional Senador Câdido Ferraz (um).

No Boletim Epidemiológico da Sesapi de 6 de junho de 2022 estavam ocupados 176 leitos da rede de saúde do Piauí, sendo 134 leitos clínicos, 29 UTI’s e 13 leitos de estabilização. As unidades de terapia intensiva com pacientes em UTI’s estão nos hospitais Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (10), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (3), Hospital Regional Chagas Rodrigues (1),  Hospital Regional Tibério Nunes (4) e Hospital Infantil Lucídio Portella(1), estes na rede pública de saúde. Na rede particular estão internados no Hospital São Marcos (4), HTI (3), Prontomed (2) e Hospital da Unimed (1).

Para evitar complicações da doença e a necessidade de internações o secretário faz um apelo à população do Piauí que mantenha sua vacinação em dia. “Atualize sua carteira vacinal, tome sua dose de reforço e assim nos ajude a combater a covid-19”, lembrou Neris Júnior.

 

Deixe uma resposta