Sisu abre inscrições nesta terça-feira; são 4,7 mil vagas no Piauí

No estado, a maior quantidade de vagas está na UFPI. São 2.318 oportunidades, exclusivas para quem fez o Enem 2021.

As inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (28) e vão até o dia 1º de julho. A seleção através do sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) é nacional.

No Piauí, serão oferecidas mais de 4,7 mil vagas para cursos superiores. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem o maior número de vagas no estado, 2.318. Em seguida, vem a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 1.965 vagas. A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) está ofertando 440 vagas.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.

Da Redação e Agência Brasil

 

Deixe uma resposta