Empresas auxiliam no combate ao preconceito às pessoas LGBT

Embora a sociedade esteja avançando no campo da conscientização social, muitas pessoas ainda sofrem preconceitos por sua orientação sexual.
Thais Jeovane da Silva (Foto: Rafaela Fontenele)

No próximo dia 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, movimento que tem o intuito de conscientizar sobre a importância do combate à discriminação. Embora a sociedade esteja avançando no campo da conscientização social, muitas pessoas ainda sofrem preconceitos por sua orientação sexual e identidade de gênero, inclusive no mercado de trabalho.

Thais Jeovane da Silva é homossexual e conta que, quando começou a trabalhar, teve receio de como seria acolhida. Há três anos ela atua como Operadora de Caixa no Assaí Atacadista em Teresina e destaca que, após compartilhar com seus colegas a sua orientação sexual, se sentiu mais confortável. “Eu não fui julgada e sou respeitada por todos(as). É muito bom trabalhar em um local que defende a diversidade, onde todos(as) possam se sentir seguros(as) e inclusos(as)”, conta a jovem de 26 anos e que também é estudante de Logística.

O respeito, a inclusão e a pluralidade são importantes pilares do Programa de Diversidade do Assaí Atacadista e norteiam diversas iniciativas internas e externas na Companhia. A empresa trabalha com cinco temas prioritários, que garantem os direitos e o respeito a todos: Raça, LGBTQIA+, Gênero, Pessoa com Deficiência e Gerações.

Outro exemplo é Michele Gomes de Sousa, Atendente de Cafeteria na loja do Assaí de Teresina há dois anos, que é homossexual e conta que também se sentiu acolhida e respeitada por todos na companhia desde sua chegada. Ela começou a trabalhar ainda com 16 anos e destaca que sempre gostou de aprender de tudo um pouco.

Apesar de não ter tido dificuldades ao longo da sua vida para garantir uma vaga no mercado de trabalho por conta da sua orientação sexual, ela destaca que já escutou comentários desnecessários. “E já fiz muita gente mudar seu conceito em relação a isso”, disse.  Com 32 anos de idade ela afirma que trabalhar em uma empresa que apoia a diversidade é muito tranquilo.

“Eu sou mente aberta e trato todos(as) de igual para igual, sem distinção de nada. Todos merecemos sermos felizes do jeito que somos, e não podemos julgar uma pessoa antes de conhecê-la pelo simples fato de não ter a mesma orientação sexual que a sua”, reforça a jovem que cursa Gestão Comercial.

Valorização da diversidade 

Em 2020, o Assaí Atacadista lançou a Política de Diversidade e Direitos Humanos, estabelecendo as diretrizes gerais e específicas para garantir a representatividade, os direitos humanos e civis, o respeito, a valorização e a equidade de todos; além de possuir um Código de Ética, que assegura o compromisso com um ambiente diverso e com a não tolerância com qualquer tipo de discriminação.

Especificamente sobre a comunidade LGBTQIA+, a Companhia trabalha com a garantia de direitos, que inclui a isonomia em todos os benefícios, a disponibilização do crachá social e o uso do banheiro conforme a expressão de gênero. Aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e se uniu a mais de 100 companhias para fomentar o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+, tanto na sociedade como no ambiente empresarial brasileiro. Além disso, firmou uma parceria com a TransEmpregos para conectar mais profissionais trans a oportunidades de trabalho dentro da Companhia e também oferece diferentes recursos de conscientização e desenvolvimento, como treinamentos, Guias Inclusivos e uma trilha exclusiva sobre “Aliados Anti-LGBTfobia” disponibilizados na Universidade Assaí – plataforma de educação e desenvolvimento exclusiva para os colaboradores do atacadista, para que todos possam ser aliados na promoção do respeito, inclusão e atitudes que combatam a LGBTfobia.

Outro destaque é o apoio à Feira DiverS/A 2021 pelo segundo ano consecutivo, além do apoio à 5ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo (2022).

Sobre o Assaí Atacadista  

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

 

Deixe uma resposta