Águas de Teresina abre 40 vagas para estudantes da rede pública

Projeto foi idealizado unindo compromisso com a comunidade, valorização do meio ambiente e sustentabilidade. Inscrições começam dia 1º de julho.

Estudantes de escolas públicas de Teresina já podem se preparar para concorrer a vagas no projeto “Jovens Pioneiros”, realizado pelo grupo Aegea, holding de saneamento que atua na capital piauiense por meio da Águas de Teresina. Esta é 4ª edição do projeto, que tem como objetivo estimular os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas para o saneamento básico em suas comunidades. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1° e 15 de julho.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 40 vagas para estudantes da rede pública que estejam cursando entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. A previsão é que as atividades iniciem no início de agosto.

O projeto propõe aos participantes uma imersão no dia a dia da concessionária. Durante quatro meses, os estudantes terão a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores de diversas áreas da Águas de Teresina e aprendendo mais sobre a dinâmica de serviços oferecidos pela companhia, como tratamento de água e de esgoto. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Bárbara Melo, o projeto foi idealizado unindo compromisso com a comunidade, valorização do meio ambiente e sustentabilidade. “Ficamos muito felizes em fazer a diferença na vida das pessoas. É uma iniciativa que muda histórias de forma positiva dentro e fora das comunidades. Por meio do programa, os jovens são estimulados a elaborar um projeto, com o propósito de contribuir com o saneamento no bairro”, diz.

Durante o treinamento, os participantes irão receber todas as ferramentas para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa e ter acesso liberado aos cursos da plataforma Academia Aegea, que é utilizada para capacitar os próprios colaboradores, os alunos também participarão de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto da concessionária.

Para os projetos de conclusão do curso, os participantes receberão mentoria de colaboradores da Águas de Teresina pensando numa ação melhoria, voltado para o saneamento básico de sua comunidade.

Premiações

Os melhores projetos elaborados pelos participantes serão premiados. O primeiro lugar também será indicado para a etapa nacional do Prêmio de Inovação da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo país.

Na edição de 2020, a estudante Daniela Hanna do Nascimento Abreu, 17 anos, foi a grande vencedora na etapa nacional do projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Teresina. Na época aluna do ensino médio na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, Daniela apresentou o projeto “Mude os Hábitos, Mude o Mundo”, com foco na comunidade Vila Irmã Dulce, zona Sul da capital.

“Foi uma grande satisfação ganhar o Pioneiros. Nessa jornada eu percebi que se a gente não correr atrás não consegue nada. Eu corri atrás com os meus voluntários e, hoje, o projeto ‘Mude os Hábitos, Mude o Mundo’ é um sucesso. Foi uma honra iniciar essa jornada do projeto com o nome de uma empresa como a Águas de Teresina”, destaca a vencedora.

Como participar

Os alunos que tiverem interesse em participar do projeto Jovens Pioneiros, precisam estar cursando entre o 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em escola pública de Teresina. É necessário preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais.

A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada até o final de julho, no site e nas redes sociais da Águas de Teresina.

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição

 

Deixe uma resposta