Governo conclui reforma da Barragem do Bezerro

A Defesa Civil Estadual (Sedec) executou ações que reforçam a segurança do reservatório, que será inaugurado em julho deste ano.
Barragem do Bezerro, em José de Freitas (Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) concluiu a reforma da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. A inauguração da obra ocorrerá, no próximo mês, dentro do cronograma previsto pela atual gestão.

A empresa contratada pela Sedec executou serviços de recuperação de áreas de risco na parede da barragem, além da adequação das estruturas, de acordo com as normas vigentes de segurança. Foram implantados ainda sistemas de drenagem na parede com o intuito de evitar riscos de ruptura.

O secretário José Augusto Nunes destaca mais intervenções realizadas no local, programadas para diminuir os impactos durante o período chuvoso. “Fizemos também a adequação e melhoramento hidráulico do sangradouro para proporcionar o rápido escoamento das águas em caso de cheias”, explica o gestor.

Na reta final da obra, as equipes atuaram na conclusão dos sistemas de drenagem superficiais, como meio-fio, e proteções de taludes. “Este local é considerado um dos principais pontos turísticos do Território Entre Rios. Como Defesa Civil, tivemos um cuidado especial no que diz respeito à segurança das pessoas que vivem nas proximidades, dos empreendedores da orla e dos turistas”, reforça José Augusto Nunes.

Com recursos estaduais e do Ministério de Desenvolvimento Regional, foram investidos R$ 15,8 milhões na obra.

Barragem do Bezerro em números:

Área da Bacia Hidráulica: 455 ha ou 4.044.486,00 m²

Capacidade de Acumulação: 10.814.816,0 m³ de água

 

Deixe uma resposta