Feira do Mercado do Produtor começa dia 23

O evento será no estacionamento da Ponte Estaiada, na zona Leste de Teresina. A feira funcionará no período da manhã.

Teresina contará com mais uma edição da Feira do Mercado do Produtor, que acontecerá de 23 a 26 deste mês, no estacionamento da Ponte Estaiada, zona Leste da capital. A feira funcionará das 7h às 12h.

O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal Produção Agropecuária (Semp).

O principal objetivo do Mercado Produtor é a valorização da produção destes produtos locais e de sua comercialização gerando mais empregos e renda aos micro e pequenos produtores de Teresina e região.

A feira tem caráter multissetorial e contará com 43 estantes, nos quais 52 empresas irão expor seus produtos de diversos segmentos como hortaliças, frutas, carnes, aves, sucos, temperos, doces, cajuína, mel, cachaça, artesanato, derivados do trigo, como bolos e pães caseiros e muito mais.

Além da comercialização de produtos, serão distribuídas mudas nativas e frutíferas, pelo Núcleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e analistas e consultores do Sebrae estarão disponíveis para atenderem o público que desejar obter informação sobre as ações da instituição e outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios.

O secretário da Semp, coronel Edvaldo Marques, ressalta a importância da feira para os expositores. “O evento, com certeza, fomentará a produção local de produtos agroecológicos de nossos pequenos e microempreendedores, produtos que virão diretamente da produção. É uma oportunidade para a gente conhecer e adquirir alimentos mais saudáveis. A Semp dará todo o suporte necessário para que o vento seja um sucesso”, afirma coronel Edvaldo Marques.

A feira reúne pequenos e micros empreendedores que têm a oportunidade de exporem seus produtos à população e comercializá-los, assim ampliando seus negócios, além de fortalecer a economia local.

De acordo com a gerente da Unidade Regional do Sebrae Teresina, Ana Lúcia, a feira tem um papel importante na cooperação entre os produtores e consumidores, pois busca a valorização do produtor e da produção local.

“A feira do Mercado do Consumidor é muito mais que um espaço de transação comercial, se configura como um espaço de interação e de preservação da diversidade de nossa cultura popular e alimentar”, afirma Ana Lúcia.

Oficinas gastronômicas

O Sebrae realizará na sala de capacitação do evento, Oficinas Gastronômicas, de forma gratuita, proporcionando ao público visitante, profissionais do segmento e estudantes conhecimentos teóricos e práticos de diversos pratos da culinária piauiense.

As oficinas de gastronomia que têm como objetivo principal a cooperação entre produtores e consumidores finais, valorização do produtor destacando as potencialidades locais, fortalecendo a economia e gerando oportunidades de negócios.

Programação

Oficina: bolinho de macaxeira e geleia de frutas

Ministrante: Lenildo Lima

Data: 23/6/2022

Horário: 9h às 11h

Carga horária: 2h

Conteúdo programático: novas técnicas de preparação e uso de insumos locais

Oficina: picadinho de carneiro com fitas de abóbora,

Pirão de leite e ovo perfeito

Ministrante: chef Julia Henrique

Data: 24/6/2022

Horário: 9h às 11h

Carga horária: 2h

Conteúdo programático: novas técnicas de preparação, uso de insumos locais e incentivo ao consumo de carnes de ovinos e caprinos

Oficina: croquete de carneiro e picles de maxixe

Ministrante: chef Manoel Bezelga

Data: 25/6/2022

Horário: 9h às 11h

Carga horária: 2h

Conteúdo programático: novas técnicas de preparação, uso de insumos locais e incentivo ao consumo de carnes de ovinos e caprinos

Oficina: cocada de cajuína

Ministrante: chef Silmara Brito

Data: 26/6/2022

Horário: 9h às 11h

Carga horária: 2h

Conteúdo programático: novas técnicas de preparação e uso de insumos

 

Deixe uma resposta