Indígena é a 1ª criança a tomar vacina contra a covid-19 no Piauí

A vacinação no estado começou pelo município de Piripiri. Estado recebeu mais de 20 mil doses pediátrica.
Indígena da Tribo Tabajaras, Marcos Vinicius da Silva, foi vacinado em Piripiri (Foto: Divulgação)

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) iniciou na manhã deste sábado (15) a entrega de doses da vacina pediátrica contra a covid-19 para os municípios piauienses. A vacinação no estado começou pela cidade de Piripiri. O Piauí tem 331.433 crianças de 5 a 11 anos aptas a receber o imunizante.

A primeira criança vacinada na cidade foi o indígena da Tribo Tabajaras, Marcos Vinicius da Silva, de 7 anos. “Assim que as vacinas chegaram já nos organizarmos para fazer a aplicação. Hoje já são 10 crianças vacinadas em nossa cidade”, disse a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira.

Além de Piripiri, outras cidades do Piauí já fizeram a retirada das vacinas como Teresina (4.720), Campo Maior (250 doses) e Valença (110). As doses para as crianças estarão disponíveis em todas as Regionais de Saúde até o final do dia e a retirada será realizada pelos municípios.

“Assim que as vacinas chegaram na nossa coordenação já foi preparado todo o esquema para despacho às Regionais de Saúde e na manhã deste sábado, muitos municípios já realizaram a retirada. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 a Sesapi vem trabalhando com celeridade para que as vacinas cheguem o mais rápido possível aos braços dos piauienses”, disse o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto.

Na tarde de sexta-feira (14) a Coordenação de Imunização da Sesapi recebeu, do Ministério da Saúde, 20.200 doses para iniciar a vacinação desse público que deverá ser iniciada por crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas e depois de forma decrescente para público em geral.

O secretário Florentino Neto lembra a importância dos pais e responsáveis levarem as crianças para tomar sua vacina.” É essencial que os pais levem suas crianças para receber sua dose contra a covid-19, pois sabemos que as vacinas são seguras e primordiais para proteção contra o vírus. Só com todos vacinados poderemos sair dessa pandemia”.

 

Deixe uma resposta