Dr. Pessoa visita áreas alagadas com ministros e pede ajuda federal

O prefeito de Teresina esteve acompanhado dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e João Roma (Cidadania).
Prefeito Doutor Pessoa com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Foto: Rômulo Piauilino/Semcom)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanhado dos ministros da Cidadania, João Roma, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, visitou algumas áreas de risco de alagamento e unidades que abrigam famílias que habitavam residências em locais comprometidos pelas águas dos rios e das chuvas.

A agenda foi iniciada após Roma e Nogueira sobrevoarem as regiões mais críticas da cidade. Para o prefeito, a vinda da equipe ministerial é fundamental na soma de esforços para melhorar e ampliar o acolhimento as vítimas das enchentes.

“Infelizmente, estamos vivendo um período de vulnerabilidade social devido as chuvas na nossa cidade. A vinda dos dois ministros é muito bem-vinda, pois trazem projetos com ações de emergência do Governo Federal para ajudar não apenas a cidade de Teresina, mas também o Estado do Piauí”, afirmou Dr. Pessoa.

Após o sobrevoo, o prefeito e os ministros se deslocaram até a Casa das Bombas e as obras do dique, nas proximidades da avenida Boa Esperança, na zona Norte. Em seguida, a comitiva visitou as famílias alojadas na Escola Municipal Domingos Afonso, no bairro Mafrense.

Segundo João Roma, o Ministério da Cidadania vai garantir várias providências aos teresinenses afetados por inundações, como ações assistenciais e de acolhimento, envio de suprimentos alimentícios, medicamentos e água. Além disso, o chefe da pasta também afirmou que Teresina irá receber recursos federais para o enfrentamento à situação emergencial.

“Estamos vivendo uma calamidade de grande extensão, por conta de muita chuva que teve o epicentro na Bahia, mas também atingem outros Estados. Estamos em articulação com diversos níveis de governo (…) faremos isso de maneira coordenada e com eficácia para suprir a necessidade da população”, disse o ministro.

Doutor Pessoa e os ministros Ciro Nogueira e João Roma (Foto: Rômulo Piauilino/Semcom)

Ao término da agenda de compromissos, a Defesa Civil apresentou aos ministros um relatório apontando quais as principiais ações demandadas pelo município, como a aquisição de suprimentos como colchões e cestas básicas e recursos para incremento do auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade.

“Estamos trabalhando e estabelecendo parcerias com os prefeitos para levar toda a assistência necessária neste momento de dificuldade. Estamos conversando com o prefeito Dr. Pessoa para sabermos todas as carências, pois quem vai dizer o que deve ser feito é ele. A minha presença e do ministro Roma mostram esse compromisso do presidente Jair Bolsonaro”, disse Ciro Nogueira.

O grupo foi ao canteiro de obras da galeria da zona Leste. A expectativa é que o empreendimento de drenagem urbana, que acabará com o problema crônico e histórico de alagamentos na região em todo período chuvoso, também receba apoio do governo federal.

 

Deixe uma resposta