Teresina recebe meio milhão de turistas em 2021

De acordo com o estudo feito pela Semdec, 30,7% dos passageiros desembarcados no aeroporto estão retornando à capital do Piauí.
Aeroporto de Teresina (Foto: Reprodução)

Teresina deverá fechar o ano de 2021 com o registro de meio milhão de turistas em visita à cidade. Essa foi a constatação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), através de pesquisas de receptivo realizadas no aeroporto, pela sua Coordenação Especial de Turismo. Esse número de visitações é calculado com base na movimentação do Aeroporto Petrônio Portela, que nesse mês de dezembro representou 41,7% do fluxo total de passageiros embarcados.

A pesquisa identificou, ainda, que 77% dos pesquisados afirmaram já ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19, 18,2% tomaram a dose de reforço e apenas 0,4% não se vacinaram. Em relação à permanência, a pesquisa indicou que o turista passa em média 5,7 dias na capital, realizando um gasto médio diário de R$ 131,70 por pessoa.

“O avanço da vacinação em todo o país está gerando um grande otimismo na sociedade, que vem retomando suas viagens de forma gradativa e contribuindo para uma recuperação mais rápida da atividade turística”, disse o secretário Marcelo Eulálio.

Em relação ao turismo emissivo, que identifica o perfil de viagem dos residentes em Teresina, a pesquisa identificou que 30,7% dos passageiros desembarcados pelo aeroporto estão retornando à capital piauiense, enquanto 43,9% são turistas chegando à cidade. Os residentes em Teresina informaram que permanecem em média 4,9 dias fora da cidade, com um gasto médio diário de R$ 197,00 por pessoa.

“Em novembro passado, Teresina recebeu um fluxo de 42.791 turistas, com previsão de crescer 5,3% e alcançar 45.059 turistas em dezembro, tendo como base uma projeção feita pela regressão linear”, disse o coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros. “Com esses números, o fluxo global ficará em torno de meio milhão de pessoas no ano”, afirmou.

As pesquisas foram realizadas no Aeroporto de Teresina, no período de 9 a 15 de dezembro, e foram entrevistadas 450 pessoas no portão de embarque e 365 no portão de desembarque, com apoio da Infraero.

 

Deixe uma resposta