No Salipi, Zeca Baleiro fala de cultura popular e de música

Após a palestra conduzida pelo poeta Salgado Maranhão, o artista fez show no palco Marcus Peixoto, no campus da UFPI.
Cantor Zeca Baleiro durante palestra no Salipi, em Teresina (Foto: Divulgação)

Em palestra no Salão do Livro do Piauí (Salipi), na sexta-feira (17), o cantor e compositor Zeca Baleiro falou das riquezas da cultura popular e dos desafios enfrentados pelos músicos brasileiros no início da carreira. A mediação foi conduzida pelo poeta Salgado Maranhão, no palco no Seminário Língua Viva.

O Salipi foi aberto na segunda-feira passada e vai até domingo. O evento acontece no Espaço Rosa dos Ventos, no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste de Teresina.

Ganhador do Grammy Latino 2021 de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB) com o álbum ‘Canções d’Além Mar’, o cantor maranhense é considerado um dos maiores nomes da música nacional, com 14 álbuns lançados. Durante o bate-papo que contou com a participação do público, Zeca falou das suas inspirações para compor.

“Eu sou um grande leitor de poesias. Naturalmente, a canção brasileira é um manancial incrível de poesias. E para quem não tem acesso à literatura, a música acaba sendo essa fonte e ela não deixa nada a desejar, pois alcança muitas pessoas pela riqueza melódica e pela qualidade poética”, disse.

Antes de decidir se tornar um músico profissional, Zeca Baleiro chegou a cursar as faculdades de Agronomia e Jornalismo, mas desistiu ainda nos primeiros períodos. Ainda durante a conversa, o cantor falou acerca dos desafios enfrentados, principalmente no início da carreira.

“Eu vi que era um traço que estava em mim. Vi que tinha uma certa musicalidade e que poderia vir a trabalhar. Mas desse momento até ter a certeza de que era o caminho que queria seguir, houve um grande percurso duro e sofrido. Hoje a música é aceita, mas há 50 anos era um perigo dizer que era cantor, pois não era visto como uma profissão”, comentou.

Logo após a participação no palco do Seminário Língua Viva, Zeca Baleiro se apresentou no Palco Marcus Peixoto, montado no estacionamento do espaço Rosa dos Ventos.

 

Deixe uma resposta