Usuários do CAPs participam da campanha Dezembro Vermelho

Foram realizados testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, nessa quarta e quinta-feira.
Secretaria da Saúde realizou testes gratuitos (Foto: Divulgação)

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) realizaram testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, nessa quarta (8) e quinta-feira (9). A testagem é umas das ações da campanha Dezembro Vermelho, uma realização da Secretaria de Saúde Municipal (Sesam), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A coordenadora do CTA, Luana de Oliveira, disse que a campanha Dezembro Vermelho segue até o final do mês. “É um momento de conscientização e educação em saúde para a população com relação ao HIV/AIDS, sífilis, hepatites B e C e das demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, explica Oliveira.

Participam do trabalho, as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Vigilância Sanitária e apoio da Atenção Básica da SESAM. As equipes estão mobilizadas e preparadas para fazer a testagem. Os testes são gratuitos e quem não conseguir fazer o teste no período da campanha, poder ir ao CTA, no Centro Administrativo, que está de portas abertas para atender a população”, afirma a coordenadora Luana de Oliveira.

A coordenadora do CAPS II, Letice Ribeiro, lembra que o trabalho é de parceria com o CTA junto aos usuários. “A nossa clientela apesar de ter o transtorno mental precisa receber esse cuidado da saúde física. As equipes fizeram palestras com orientações sobre uso de preservativos e foram convidados a fazer o teste. Ficamos contentes proque houve uma boa adesão de todos que estavam aqui”, revela Ribeiro.

“O CAPS AD em parceria com o CTA e o NASF foi realizada a testagem dos usuários durante a consulta psiquiátrica para que fossse feita a testagem, inclusive, dos familiares e dos funcionários do CAPS AD. Foi uma parceria que deu muito certo”, reconhece a coordenadora do CAPS AD, Samília Coelho.

 

Deixe uma resposta