Entendendo como funciona o treinamento

A atividade física deve levar em consideração número de séries, repetições, tempo de intervalo, carga, tipos de exercícios e descanso.

As variáveis que interferem no treinamento, são várias como; número de séries, de repetições, tempo de intervalo, carga, tipos de exercícios, dias de descanso, etc. Todos esses detalhes em sua programação de musculação ou modalidade que for, são determinados com base em sete diretrizes e regras estabelecidas por evidências científicas.

Alguns princípios do treinamento físico funcionam como norteadores do planejamento, execução, consolidação e controle da preparação do cliente comum ou atleta profissional.

São eles:

1 – Princípio da individualidade biológica – cada cliente tem suas características peculiares que devem ser respeitadas quando o treino é elaborado. Isso quer dizer que um determinado treino pode dar resultado pra um cliente e pra outro não. Esse princípio é bastante negligenciado por pessoas que seguem treinos de blogueiros fitness.

2 – Princípio da adaptação – cada sessão de treino representa um estímulo que você aplica no seu corpo, provocando uma adaptação. Mediante à situação de quebra da homeostase fisiológica, o corpo terá que se desdobrar para retomar a situação de equilíbrio. Ficando cada vez mais condicionado físicamente.

3 – Princípio da sobrecarga – uma carga que é suficiente para sua força hoje, dentro de algum tempo não será mais suficiente, pois o padrão de força aumentou. Desta forma, a sobrecarga deverá ser aumentada também para gerar mais melhoria de força.

4 – Princípio da continuidade – esse é um dos mais importantes. Se você parar totalmente de treinar após conquistar a hipertrofia muscular que deseja, depois de um tempo (cerca de dez a 15 dias) vai começar a ter uma perda de massa muscular.

Os princípios ditam o controle e o monitoramento das cargas de treinamento; planejamento e periodização; e, principalmente, controle adequado da sobrecarga de treinamento, visando melhora do desempenho e redução do risco de lesões.

Fonte: Os 7 princípios do treinamento físico e sua importância para os resultados, publicado no site Uol. Leia o artigo completo aqui.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.

 

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