Como emagrecer rápido

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 60,3% dos brasileiros acima de 18 anos estavam acima do peso em 2019. 

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 mostram que uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade no Brasil estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. Os dados acima com certeza aumentaram com a pandemia, tornando-se um uma questão de saúde pública.

Como podemos observar, é muita gente querendo emagrecer, principalmente pelas proximidades de festas de fim de ano.

Caso a pessoa não tenha nenhum distúrbio fisiológico (hipotireoidismo, por exemplo) que lhe faz engordar; esta só engordará se sua ingesta calórica for mais que o gasto. Tudo de calorias que você ingere e não gasta, você acumula na forma de gordura (superávit calórico). Logo, pra você emagrecer, precisa gastar mais do que come (déficit calórico).

O controle da ingesta calórica é até mais importante que a prática do exercício físico. Dieta e atividade física têm que andar juntos para que o emagrecimento aconteça.

Numa caminhada moderada de 1 hora, o gasto médio é de apenas 300 calorias. Já 1kg de gordura equivale mais ou menos 9.000 calorias; desta forma, para você perder 1kg de gordura, precisa caminhar por 30 horas.

Os melhores exercícios para lhe auxiliar a emagrecer são os que enfatizam a INTENSIDADE. Por exemplo; na corrida, é melhor você correr mais rápido em pouco tempo, em vez de ficar “passeando” por horas na avenida. Na musculação é melhor colocar mais peso e fazer menos repetições do que o contrário.

Quando sua atividade física é intensa, o seu metabolismo fica mais acelerado, e para emagrecer isso é fundamental.

O gasto metabólico basal, que corresponde à quantidade de calorias que o organismo gasta para se manter, é responsável por 50 a 70% de todas as calorias gastas por dia.

Como podemos observar; mexer com a taxa metabólica basal ou de repouso é “pulo do gato” para emagrecer. E as atividades físicas intensas promovem exatamente isso.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 30 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.

 

One thought on “Como emagrecer rápido

  • 3 de dezembro de 2021 em 21:40
    Permalink

    Sensacional seu conteúdo Demóstenes Ribeiro: Programa de Reeducação Alimentar Ajuda Mais de 60.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias

    Acesse esse link e saiba como: https://omeulink.com/Receitas-Como-Secar-Em-30Dias

    Resposta

Deixe uma resposta