Parceria da PMT com Avon dará abrigo para mulheres vítimas de violência

O Programa Acolhe prevê abrigo temporário para mulheres e meninas em situação de violência doméstica.

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) firmou parceria com o Instituto Avon (IA) junto ao Programa Acolhe, que prevê o acolhimento temporário de mulheres e meninas em situação de violência doméstica em Teresina. A iniciativa é mantida pelo Fundo de Investimento Social pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas, criado pelo IA e pela rede de hotéis Accor.

De acordo com a secretária-executiva da SMPM, Marcela Portela, a principal atuação do programa é reduzir os impactos da violência contra as mulheres, apoiando os serviços públicos de abrigamento e proteção. Em Teresina, a SMPM através do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (Creg), torna-se porta de entrada para as mulheres em situação de violência.

“A mulher em risco passa pela triagem e avaliação no nosso serviço de referência”, explica Marcela. “Mulheres sem abrigamento, recebem hospedagem, alimentação, serviço jurídico e psicológico através do Programa Acolhe por 15 dias”, destaca a secretária-executiva.

No local, as mulheres podem se acomodar juntamente com seus filhos que sejam menores de 18 anos. Ainda conforme Marcela Portela, o projeto vem agregar a construção ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Mulher no que diz respeito ao enfrentamento das violências.

“Nós buscamos esse diálogo com o Instituto Avon para poder somar forças com as parcerias e o serviço que já oferecemos através da Secretaria da Mulher”, ressalta a secretária. “Foi uma iniciativa que tomamos e vem se tornando positiva nas reuniões que já tivemos com os responsáveis pelo Programa Acolhe”, finaliza Marcela.

 

Deixe uma resposta