MA aprova reforço da vacina para pessoas a partir de 50 anos

A decisão foi tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na reunião realizada na sexta-feira passada, na capital São Luís.
Alcance da imunização contra a covid-19 será ampliado com a dose de reforço para pessoas com 50 anos ou mais (Foto: Ruy Barros)

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou sexta-feira (12) a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais no Maranhão. A decisão do colegiado, presidida pelo secretário estadual da Saúde, Carlos Lula, permite a adoção de estratégias para amplificação da resposta imune com doses adicionais de vacinas no estado.

Na avaliação do gestor, o alcance da imunização contra o novo coronavírus será ampliado com a dose de reforço para pessoas com 50 anos ou mais. “Precisamos, primeiro, priorizar a vacinação contra a covid-19 com o esquema completo. Então, os com 50 anos ou mais, deverão tomar a dose de reforço como uma força-tarefa, confirmando assim a importância da imunização e evitando novos surtos da doença”, destacou o secretário da Saúde e presidente da CIB/MA, Carlos Lula.

As pessoas desta faixa etária deverão tomar a terceira dose no intervalo de cinco meses após a segunda dose (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) ou a dose única, para quem tomou a Janssen. A vacina aplicada será a Pfizer, conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

Deixe uma resposta