A magia da capoterapia

Muitas vezes os idosos melhoram só em assistir e ouvir a capoterapia, que se utiliza da mesma musicalidade da capoeira.

A capoterapia surgiu em Brasília com o mestre de capoeira Gilvan Alves em 1998.

Em eventos envolvendo rodas de capoeira o mestre Gilvan teve a iniciativa de criar algumas dinâmicas simples para que as pessoas que estavam assistindo pudessem também participar dos eventos de capoeira. Pronto estava nascendo a CAPOTERAPIA. Uma atividade simples com expressão corporal própria, na realidade é uma terapia corporal baseada em alguns elementos da capoeira como a musicalidade através das cantigas de rodas ao som de instrumentos da capoeira como birimbau, pandeiro, percurssão, etc.

A capoterapia é uma atividade 100% inclusiva podendo ser praticada da criança ao idoso, independente do nível de condicionamento físico, independente de limitações físicas. Muitas vezes os idosos melhoram só em assistir e ouvir a capoterapia.

Os praticamentes desta atividade relatam muitas melhoras em suas qualidades de vida. Tanto do ponto de vista orgânico ou fisiológico, como também mental e social.

Eu, Professor Demóstenes, já tenho décadas de vivências com treinamento físico, tendo inclusive Especializações nessa área; e fico impressionado com os benefícios da capoterapia.

Melhorias de capacidade aeróbia, amplitudes de movimento, força e resistência muscular. É como se estivesse sendo feito método de treinamento altamente sofisticado e controlado.

Por isso que falo em magia da CAPOTERAPIA.

Acredito que o mestre Gilvan é uma pessoa abençoada, predestinada, escolhida por Deus para criar uma atividade tão especial assim, pois tem o poder de transformar a de milhões de idosos mundo a fora.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.

 

Deixe uma resposta