Projeto incentiva a leitura através da troca gratuita de livros

“A Incrível Máquina de Livros”, projeto da Infinito Cultural, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Estudantes participam do projeto de troca de livros (Foto: Ascom/Semec)

Trocar livros já lidos por outras obras, incentivando a leitura e a formação de leitores. Esta é a proposta trazida por A Incrível Máquina de Livros, projeto da Infinito Cultural, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e que até a tarde de quinta-feira (4) estará na Praça João Luís Ferreira, no centro de Teresina.

“Esse é um projeto muito bom porque vivemos em um mundo digital e é muito importante incentivar a leitura de livros físicos para que as crianças possam desenvolver a leitura e o senso crítico”, diz Francisco Neto, aluno do 9º ano da Escola Municipal Ubiraci Carvalho.

O projeto funciona da seguinte forma: o participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente aquele livro se transforma em outro livro. Cada pessoa pode levar até três exemplares e não são aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.

A Semec participa do projeto com alunos de 12 escolas, que vão, acompanhados de professores, fazer a troca de livros. Cerca de 180 estudantes, de seis unidades de ensino, estiveram na praça João na terça-feira (3).

Para a professora da Escola Municipal João Emílio Falcão, Janaina Luz, a atividade faz toda a diferença na vida dos alunos. “A leitura é fundamental para o ser humano, quem lê muito escreve bem, tem um bom vocabulário. Na escola a gente já trabalha a fluência da leitura e um evento desse só vem a somar. Os alunos ficaram muito entusiasmados e participaram ativamente”.

 

Deixe uma resposta