III Drive-Thru da Coleta seletiva será neste sábado

A entrega do material será no Parque da Cidadania, das 8h às 12h. Haverá distribuição de brindes.
Drive-thru da coleta seletiva de lixo em Teresina (Foto: Divulgação)

O III Drive Thru da Coleta Seletiva acontece neste sábado, dia 6 de novembro, no Parque da Cidadania, das 8h às 12h. O evento é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), e tem como objetivo estimular a população teresinense a separar corretamente seus resíduos sólidos e praticar a coleta seletiva, melhorando a qualidade de vida na nossa cidade.

Para participar, basta levar o resíduo reciclável já separado, seco e limpo até o Parque da Cidadania. As equipes de Educação Ambiental recolherão esse material e darão, ao participante, um brinde feito de material reciclado. No local, as equipes também divulgarão as orientações necessárias sobre a coleta seletiva e os cuidados que o munícipe deve tomar na hora de separar seus resíduos.

“Além dos benefícios sociais como a adoção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências relacionadas à coleta seletiva, o participante do Drive Thru também ganha brindes em troca dos materiais recicláveis levados ao drive. Queremos construir na nossa população o hábito de praticar a coleta seletiva regularmente”, destaca o coordenador de Limpeza Pública da Semduh, Fabrício Amaral.

O secretário Edmilson Ferreira destaca que os benefícios da coleta seletiva vão desde a melhoria da limpeza da cidade até a geração de renda para famílias carentes. “A orientação do prefeito Doutor Pessoa é que nós ampliemos as ações de incentivo à coleta seletiva em Teresina. E estamos fazendo isso. A coleta seletiva traz inúmeros benefícios: gera empregos, diminui os custos da limpeza pública, aumenta a vida útil do aterro sanitário, melhora a limpeza da cidade e reduz a poluição ambiental”, afirma.

A Prefeitura de Teresina já ultrapassou a marca de mil toneladas de material reciclável recolhido neste ano. Por mês, são recolhidos, em média, mais de 100 toneladas.

Dicas de como separar o lixo

Plástico: Lave-os para que não sobre restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as;

Vidros: Lave-os e retire as tampas ou rolhas;

Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento;

Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

Confira alguns dos materiais que podem ser entregues:

Papel: caixas de papelão (desmontadas), cadernos, livros obsoletos, revistas, jornais, caixas de sapato (desmontadas), rolo de papel toalha ou papel alumínio, envelopes, folhetos, folders, panfletos, etc.

Plásticos: embalagens de produtos de higiene pessoal (shampoo, sachês, condicionador, sabonete líquido), embalagens de produtos de limpeza doméstica, tampas, PVC, brinquedos, baldes, cadeiras, potes de alimentos (limpos), garrafas PET, etc.

Metal: latas (alumínio e aço) de bebidas em geral, frascos de desodorante aerossol, desodorizador de ambientes, cobre, panelas sem cabo, canos de metal, objetos de alumínio, etc.

Vidro: vasilhas de bebida (garrafas inteiras ou quebradas), potes de alimento em geral (limpos). Ao descartar itens quebrados, embale-os com jornal ou coloque-os em garrafas pet ou caixas.

Produtos que não são aceitos na coleta seletiva de Teresina: descartáveis, espelhos, louças, marmitex, lâmpadas, pilhas, frascos de remédio e frascos de perfume.

 

Deixe uma resposta