Entenda a diferença entre suplementos e anabolizantes

Na pressa por obter bons resultados logo ao entrar na academia, há clientes que recorrem ao uso de suplementos nutricionais. 

Segundo Organização Mundial da Saúde sobre sedentarismo no Brasil são alarmantes: 47% da população não pratica o mínimo de atividade física recomendada.

Esse dado alarmante é bem vindo para todo o segmento do Fitness, que passa a ter uma grande parcela da população para ser “atacada” para convencer a entrar para as academias.

E o principal apelo de convencimento ainda disparado é o estético.

Com a pressa em se obter resultados físicos, os clientes procuram maneiras de conseguirem o tal sonhado porte físico o mais rápido possível. Uma dessas, é a uso de suplementos nutricionais.

Suplementos são compostos que complementam a alimentação oferecendo ao corpo proteínas, aminoácidos, carboidratos e vitaminas. E seria interessante que fosse utilizados com orientação de um nutricionista. Mas infelizmente, o que vemos é o uso indiscriminado desses produtos, principalmente utilizados por jovens que saem desfilando pelas academias com suas “coqueteleiras” coloridas. Valendo lembrar que a grande maioria desses jovens que usam suplementos, não existe indicação. O uso desses produtos só se fazem necessários se o nível do praticante for alto.

Já os Esteroides anabólicos são substâncias sintéticas que imitam o hormônio que promove a força muscular, a testosterona. E só deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento médico.

A diferença entre suplementos alimentares e anabolizantes é que os suplementos complementam a alimentação em algum ponto. Já os esteroides anabólicos são medicamentos. Os esteróides anabólicos não são nutrientes, são agentes específicos hormonais.

Com o uso de anabolizantes, os resultados são mais rápidos e mais perigosos para a saúde, podendo tornar seu usuário estéril ou levá-lo à morte.

O ideal é adquirir um hábito de vida saudável, exercitando-se regularmente e com uma alimentação o mais saudável possível.

 

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.

 

Deixe uma resposta