Alunos ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Das seis medalhas conquistadas, uma foi de ouro, três de prata e duas de bronze. Competição teve 26 mil participantes.
Alunos da rede municipal conquistam medalhas (Foto: Divulgação/Semec)

Seis estudantes da Rede Municipal de Teresina conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a competição que estimula jovens às carreiras científico-tecnológicas e descobre talentos. Das seis medalhas conquistadas, uma foi de ouro, três de prata e duas de bronze.

“Para nós é uma grande conquista e incentivos aos alunos. Este é o segundo ano que a equipe obtém resultados positivos, com as meninas em maioria. Todos fazem parte da turma de Robótica e Satélites Artificiais do Programa Cidade Olímpica Educacional, criado pela Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio. Em 2021, disputaram com mais de 26 mil estudantes de todo o Brasil.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Também recebe suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, sendo coordenado de forma voluntária por um grupo de cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores universidades públicas e particulares do Brasil.

Os alunos do Cidade Olímpica participaram na modalidade Teórica, respondendo às questões de uma prova escrita destinada ao público do Ensino Fundamental que já possui contato com a robótica educacional. A competição envolveu estudantes de escolas púbicas e privadas.

“Conquistamos medalhas, inclusive de ouro, pelo segundo ano consecutivo, o que mostra que a turma está alinhada com os estudos na área da robótica, mesmo em meio a uma pandemia. Eles são dedicados e talentosos, estamos confiantes em ir além”, disse o professor Edwar Montenegro.

 

Deixe uma resposta