Veja o que funciona no Dia de Finados no Piauí

As lojas do comércio fecham no centro e bairros, mas funcionam nos shoppings. Os supermercados abrem.

O feriado de Finados proporcionou um fim de semana prolongado para muita gente. Como a data cai em uma terça-feira, a segunda-feira será “enforcada” por quem tem condições de fazer isso. Os feriadões alteram a rotina das cidades, com a suspensão de alguns serviços.

Confira:

Comércio

Funcionamento normal na segunda-feira (1º). No dia 2, segundo o Sindicato dos Lojistas do Piauí, não haverá expediente nas lojas do Centro, bairros e zona Leste de Teresina, em obediência à Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022.

Shoppings

As lojas dos shoppings vão funcionar mediante o pagamento de horas extras. O expediente será reduzido.

Teresina Shopping: funcionará em horário especial: Lojas das 14h às 20h; lojas de alimentação, parques e cafeterias 12h às 22h; Espaço família de 12h às 20h; Big Bompreço das 08h às 22h; Smart Fit das 08h às 14h e Cinemas Teresina com bilheteria a partir das 13h40.

Supermercados

As lojas abrem normalmente na terça-feira, mediante o pagamento de horas extras.

Ceasa

A Ceasa, mercados públicos e feiras funcionam no feriado.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências abrem normalmente na segunda-feira (1º) e fecham no dia 2, feriado de Finados.

Neste dia, os clientes podem fazer uso das áreas de autoatendimento e canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking, que oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, 3. Nos casos em que os tributos não vêm com datas ajustadas ao calendário de feriado, a entidade orienta que o pagamento seja antecipado.

Servidores públicos

A Prefeitura de Teresina transferiu o ponto facultativo dos servidores do dia 28 de outubro para 1º de novembro. Como o dia 2 é feriado, o funcionalismo municipal ganhou um fim de semana prolongado. Somente os serviços essenciais serão mantidos.

O governo federal também transferiu o ponto facultativo para a véspera do Dia de Finados.

Já o governo do Piauí deu ponto facultativo para os seus servidores na quinta-feira passada, 28 de outubro, dia dedicado à categoria.

Correios

As agências de atendimento dos Correios estarão fechadas no Piauí na terça-feira. Na quarta-feira todas as unidades voltam a funcionar normalmente.

IFPI e UFPI

Tanto o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) transferiram as comemorações do Dia do Servidores para 1º de novembro. Com isso, não haverá expediente na segunda e terça.

Cemitérios

Os cemitérios foram preparados pela Prefeitura de Teresina para a visitação do Dia de Finados. Estes locais serão abertos às 6h para receber os visitantes. É recomendado cuidados para evitar o novo coronavírus.

 

Deixe uma resposta