PPA de Teresina tem 720 propostas para a educação

Elas representam 24,59% de todas as demandas do site Teresina Participativo, segundo as informações da Semplan.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), responsável pela elaboração do Plano Plurianual (2022-25) de Teresina, recebeu 720 propostas que se encaixam dentro do eixo educação, sendo considerado o 3º principal eixo estratégico dentre as demandas requeridas pelos teresinenses, através do site Teresinense Participativo.

Representando 24,59% de todas as demandas do site, as propostas para educação são setorizadas em planos de execução e, dentro destas ações, podem-se destacar ações como ‘Realizar Parcerias institucionais com universidades públicas e privadas para ofertar programas de pós-graduações, dando ênfase aos cursos de mestrado aos professores da rede municipal de Teresina’ e ‘Ampliar a oferta de vagas de crianças de zero a três anos com implantação de creches de tempo integral’ ambas com 88 (12,22%) e 84 (11,67%) demandas, respectivamente.

“Podemos elencar que a demanda do cidadão participante em relação ao eixo Educação está relacionado às ações voltadas a melhorar a infraestrutura das escolas; ampliar escolas de tempo integral e realizar parceria com Universidades para ofertar mestrado para os professores”, disse a secretária executiva de Planejamento Estratégico e Gestão, Kárita Allen.

A ação ‘Modernizar a estrutura das unidades de ensino fundamental’ recebeu 64 propostas, cerca de 8,89%. “As ações previstas para o eixo educação visam atender a população de forma ampla, procurando trabalhar desde a ampliação e modernização das escolas até a capacitação de profissionais formados que desejam ingressar em um mestrado. Muitas dessas propostas já estão contempladas no plano de governo do Dr. Pessoa e serão muito aproveitadas para o bom desenvolvimento da educação municipal“, afirmou Kárita.

Dentre os cinco eixos que compõem o PPA (2022-2025), o eixo Segurança e Saúde receberam 926 propostas, representando 31,63% de todas as propostas do site. Seguindo do eixo Mobilidade com 885 propostas – 30,23%, o eixo Educação com 720 propostas – 24,59%, representa a 2ª e 3ª principais eixos estratégicos demandados pelos teresinenses. O eixo Meio Ambiente e Governo e o eixo Economia receberam 245 propostas – 8,37% e 152 propostas – 5,19%, respectivamente.

 

Deixe uma resposta