Abertas inscrições para o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí

As inscrições começaram na segunda (13) e seguem até o dia 30 de setembro. O salão será aberto em novembro.

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) abriu as inscrições para o XVII Salão de Arte Santeira, na segunda-feira (13) passada. O prazo vai até 30 deste mês. Para dar visibilidade aos artesãos de outros estados, o Piauí vai promover, juntamente com a edição local, o I Salão Nacional de Arte Santeira.

Arte Santeira do Piauí (Foto: Divulgação)

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional De Arte Santeira serão realizados de 18 de novembro a 6 de dezembro, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina. O evento tem como objetivo valorizar a arte, cultura e impulsionar a comercialização e divulgação dos artesãos.

Dentre as atividades produzidas no Piauí, a arte santeira é a que mais se destaca, não só pela sua beleza, mas pelo seu acabamento e premiações fora do estado. As peças inscritas ficarão expostas para comercialização durante os dias de evento. Para fins de participação serão adotadas as seguintes modalidades: Esculturas em Madeira, Entalhe em Madeira e Artes Visuais em superfícies planas.

Homenagem

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí, que neste ano terá como homenageado o Mestre Araújo, artesão nascido em 1952, natural do município de Domingos Mourão.

Mestre Araújo começou a esculpir sua obra aos nove anos de idade, em sua cidade natal, incentivado pelo seu tio, Mestre Expedito, que o levou para perto de Mestre Dezinho para ajudá-los na construção das portas da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, em Teresina.

Atualmente, Mestre Araújo mora em Pedro II e tem suas obras expostas em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha, França e Portugal.

Prêmios

“O Salão de Arte Santeira irá premiar três categorias, e a grande novidade deste ano será o I Salão Nacional de Arte Santeira, no qual teremos expostas as peças de artesãos de todo o Brasil, o que será o momento único para o Piauí, pois vamos inaugurar uma nova etapa, valorizando ainda mais aquilo que há de mais belo do artesanato piauiense e agora do brasileiro”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Jordão Costa.

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional de Arte Santeira são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), com recursos do Siec e patrocínio do Paraíba.

Edital completo e como se inscrever

 

Deixe uma resposta