Aberto cadastro para vacinar pessoas com 38 anos contra covid

A vacinação acontecerá nos dias 2 e 3 de agosto, de acordo com o calendário da Fundação Municipal de Saúde.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu hoje (30) agendamento para a 1ª dose da vacina contra a covid-19 da população de 38 anos e 39 anos em Teresina. O cadastro começou às 16h. Às 18h, a FMS também abriu cadastramento para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação.

No mesmo horário a FMS também iniciou a reserva de vagas para segunda dose de todos os grupos com data marcada no cartão de vacinação até o dia 8 de agosto, seja o imunizante da Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca. Desta vez, o grupo da segunda dose engloba também as gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca antes da suspensão determinada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a orientação do órgão, estas mulheres devem tomar a segunda dose com as vacinas CoronaVac ou Pfizer, com escolha de acordo com a disponibilidade de doses.

“No momento do agendamento, basta escolher uma sala que esteja aplicando uma dessas vacinas”, disse Emanuelle Dias, coordenadora da campanha.  Ela ressalta que o agendamento de segunda dose deve ser feito por pessoas que têm o reforço marcado até o dia oito de agosto.

“Teremos datas disponíveis para os dias 2 e 3 de agosto, mas quem tem segunda dose até o dia 8 pode agendar para algum desses dias, pois estará no limite estabelecido pelo Ministério da Saúde”, reforça. Toda sexta-feira será aberto agendamento para segunda dose, sempre com datas para a semana seguinte. “Quem tem segunda dose para depois do dia 8 deve esperar o próximo agendamento”, informou a coordenadora.

O agendamento é feito pelo site Vacina Já. Basta clicar na opção “agendamento público alvo”, escolher seu público e marcar a opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda”. No momento da vacinação, basta apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro de aplicação da primeira dose em Teresina.

Gestantes

Já a vacinação para primeira dose será voltada para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação, inclusive estagiários. O agendamento também é pelo site Vacina Já, na opção “agendamento público alvo”.

No momento da imunização, é preciso apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação (se tiver), documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina, além de documentos específicos para cada grupo.

 

Deixe uma resposta