São Raimundo Nonato é referência na luta contra pandemia no Piauí

Hospital regional do município mostra eficiência no atendimento das pessoas contaminadas pelo coronavírus.

O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz vem sendo uma das unidades de referência no enfrentamento a covid-19 dentro do estado do Piauí. A unidade passou por diversas melhorias, assim como outros hospitais da rede estadual de saúde, que hoje permitem que o hospital apresente resultados positivos em relação ao atendimento de casos de covid-19 em sua região.

Os registros do hospital mostram que até o final do mês de junho de 2021 a unidade realizou mais 6.527 atendimentos na UPA de São Raimundo Nonato, local voltado para o atendimento covid-19 no município, dos quais 1.216 evoluíram para quadros onde a internação dos pacientes foi necessária. Destas internações, mais de 81% dos pacientes tiveram alta.

A diretora do hospital, Nilvânia da Silva Nascimento, explica que os bons resultados da unidade no enfrentamento a pandemia se deram pelas diversas melhorias que a unidade recebeu no início da pandemia, que evoluíram a qualidade da assistência prestada a população.

“Tivemos diversas melhorias na unidade para possibilitar um atendimento de qualidade em relação aos casos de covid-19. Montagem de 20 leitos de UTI para atendimento de casos da doença, melhoria estrutural da UPA onde a UTI fica localizada; garantia do serviço de hemodiálise; automatização do laboratório para a realização de novos exames foram apenas algumas das melhorias que nossa unidade teve”, destaca a diretora.

Além disso a unidade também passou por qualificação da equipe para um melhor atendimento da população diante do novo contexto que a pandemia trouxe para todos, melhorias estruturais em todo o hospital, organização dos fluxos de paciente e montagem de escala médica com cirurgião 24 horas e anestesista.

“Todas essas evoluções nos permitiram se tornar referência não somente para a nossa região, como também para todo o estado do Piauí. Hoje nossos atendimentos não se limitam somente a população local e de cidades próximas, também realizamos o atendimento de pessoas vindas de outras áreas do estado, essa capacidade de atendimento e resolutividade demonstra o resultado de todas as melhorias desenvolvidas pelo hospital”, acrescenta Nilvânia.

O secretario estadual da Saúde, Florentino Neto, destaca que o Hospital de São Raimundo Nonato é dos um exemplos que podem ser citados ao falar dos investimentos e preparação da rede estadual de saúde para o enfretamento da pandemia.

“Desde o início da pandemia estamos trabalhando para que todas as nossas unidades de saúde possam atender com alta qualidade nossa população, os investimentos não param e os resultados do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz mostram a importância desses investimentos. Além disso, recentemente o hospital começou a realizar cirurgias por videolaparoscopia, mais um investimento para melhorar o atendimento da população, garantindo cirurgias menos invasivas, com recuperação mais rápida”, destacou o secretário.

 

Deixe uma resposta