PMT reabre bibliotecas públicas nesta segunda

Espaços deverão manter o distanciamento social e garantir meios para a higienização das mãos, como forma de combater a covid-19.
Nesta primeira etapa serão abertas cinco das oito bibliotecas municipais (Foto: Ascom/FMC)

Com a queda dos casos registrados de covid-19, bem como o número diário de internações e óbitos, a Prefeitura de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), resolveu marcar para a próxima segunda-feira (12), a reabertura das bibliotecas públicas municipais que funcionam em várias regiões da capital. Para esta ação, todos os espaços tomaram medidas que garantem o distanciamento social e ainda a instalação de totens de álcool 70% para que os frequentadores possam higienizar as mãos antes de terem acesso aos acervos.

Nesta primeira etapa serão abertas cinco das oito bibliotecas municipais, as demais serão reabertas de forma gradativa ao longo do segundo semestre deste ano. As bibliotecas irão funcionar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, recebendo de forma presencial apenas 50% de suas capacidades, tendo o consulente a oportunidade de agendamento prévio para retirada de livros, através das redes sociais ou telefones das bibliotecas.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a medida atende a necessidade de vários teresinenses que, por conta das medidas restritivas da pandemia do coronavírus, ficaram sem ter um local apropriado para realizar seus estudos. “As aulas em algumas instituições de ensino já recomeçaram, sem contar que temos em andamentos vários concursos públicos, por isso resolvemos reabrir esses espaços”.

O gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FMC, Messias Júnior, antecipa que, no segundo semestre deste ano, ocorrerá ainda o lançamento de duas campanhas voltadas para a leitura, sendo que uma delas será em parceria com associações e comerciantes e a outra em parceria com grupos religiosos e a Secretaria Municipal de Educação.

“A Prefeitura de Teresina quer a descentralização de vários projetos para que a população da periferia e comunidades rurais possam ter os mesmo direitos e oportunidades que as pessoas que residem na região central possuem”, explica Messias Júnior.

Veja a lista e telefones das bibliotecas que irão reabrir:

Abdias Neves – Centro

Tel. 3215 7824

Fontes Ibiapina – Bairro Matadouro

Tel. 3215 7823

Da Costa e Silva – Bairro Parque Alvorada

Tel. 3215 9230

H. Dobal – Bairro Satélite

Tel. 3215 7910

São João – Bairro São João

Tel. 3215 7871

 

Deixe uma resposta