Lote da vacina Pfizer chega ao Piauí, diz Sesapi

O secretário Florentino Neto pede que a população não deixe de tomar o imunizante na data correta.

O Piauí recebeu na tarde desta quinta-feira (8) mais 19.890 doses da vacina da Pfizer para combater a covid-19, informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). Amanhã (9), deve chegar mais um carregamento de 11 mil doses da CoronaVac ao estado.

As vacinas da Pfizer são destinadas para primeira dose. Já as vacinas do Instituto Butantan serão direcionadas para primeira e segunda doses. “Estamos com mais de 34% da nossa população vacinada com a primeira dose e mais de 11% com seu esquema vacinal completo. Porém, não devemos baixar a guarda, devemos manter as medidas de prevenção para vencermos a pandemia”, disse o secretário Florentino Neto.

Segundo ele, neste momento a Sesapi tem realizado esforços para acelerar o ritmo de vacinação no estado. “Pedimos aos municípios que tão logo recebam as vacinas que iniciem a imunização e à população, que vá se vacinar no dia estabelecido para o seu grupo ou idade”, destacou o gestor.

Os dois imunizantes serão distribuídos aos municípios, pela Sesapi, de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), onde ficou decidido que todas as vacinas, de primeira dose, que chegarem ao estado serão divididas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

 

Deixe uma resposta