Governador escolhe Cleandro Moura para procurador-geral de Justiça

Ele vai substituir a procuradora-geral Carmelina Moura, que foi a mais votada na lista tríplice do Ministério Público do Piauí.
Cleandro Moura volta à Procuradoria-Geral de Justiça (Foto: Divulgação/MP-PI)

Cleandro Alves de Moura é o novo procurador-geral de Justiça do Piauí. O nome dele foi anunciado hoje (17) pelo governador Wellington Dias. Cleandro ficou em segundo lugar na lista tríplice enviada pelo Ministério Público do Estado. Ele vai substituir Carmelina Moura, que foi a mais votada. Hugo Sousa fechou a lista.

Esta é a terceira vez que o procurador Cleandro Moura ocupará o cargo. Ele foi escolhido para o posto em 2015 e reconduzido em 2017. A escolha do procurador-geral é uma atribuição do governador do Estado.

Antes da escolha, Wellington Dias se reuniu com os três procuradores da lista. Na oportunidade, ele disse que “sempre é uma decisão difícil, tomada a partir de uma lista tríplice que contém pessoas experientes, são nomes representativos e de muita confiança por parte dos seus pares e da sociedade. Tomei a decisão de nomear o procurador Cleandro Alves de Moura”, anunciou.

O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual, com mandato de dois anos, sendo permitida a recondução ao cargo.

Wellington Dias agradeceu relação correta e de grande compromisso de interesse público entre o poder executivo, a Procuradoria e o Ministério Público. “Sempre com integração, com os interesses da população colocados em primeiro lugar”, destacou.

Carreira profissional

Cleandro Alves de Moura é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Ele iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia.

Ele ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade.

 

Deixe uma resposta