Continuidade dos exercícios físicos

Coluna da semana trata da importância da continuidade das atividades, levando em conta o espaço de tempo entre as sessões.

Os resultados da prática de um programa de exercícios dependem de uma boa aplicação dos Princípios do Treinamento Desportivo. Dentre eles temos: o Princípio da Individualidade Biológica, da Sobrecarga, da Especificidade, da Adaptação, e Princípio da Continuidade.

Ao longo de mais de 33 anos de vivência em academias e com 3 cursos a nível de pós-graduacão, considero o da Continuidade como um dos Princípios mais importantes.

Este Princípio diz que os estímulos (sessão de exercícios) devem se somar ao longo da semana, e que o espaço de tempo entre uma sessão de treino e outra não deve nem ser muito curto, nem muito longo.

Quando o espaço de tempo é curto pode causar lesões, e quando é longo, os efeitos se perdem.

Isso é importante ser ressaltado e colocado para a população por que, para a maioria das pessoas praticantes de atividade física, frequência aos treinos durante a semana fica comprometida por que as faltas são muito comuns na sexta-feira.

Falando de uma forma mais simples, é como se houvesse progresso nos treinos até na quinta feira; e estagnação no fim de semana.

Isso acontece por que o nosso corpo não identifica os dias da semana e nem quer saber o motivo das faltas; simplesmente você melhora com o treino, e piora quando os interrompe. Simples assim.

Fora isso ainda tem outras variáveis que são determinantes do resultado como repouso adequado e uma boa alimentação.

Como se pode ver, o negócio é complexo, e somente o Profissional de Educação Física está apto para elaborar uma prescrição de treino segura e eficiente.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

Deixe uma resposta