Teresina passa de 300 mil doses aplicadas da vacina contra covid

Segundo a FMS, 224.567 pessoas receberam a primeira dose e 86.095 já tomaram a segunda, que fecha o ciclo de imunização.
Até agora, pouco mais de 86 mil receberam as duas doses da vacina (Foto: FMS/Divulgação)

Hoje (9), Dia da Imunização, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que 310.662 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas em Teresina. Até agora, 224.567 pessoas receberam a primeira dose e 86.095, a segunda. Somente quem recebeu as duas aplicações completaram o ciclo de imunização. A capital tem mais de 800 mil habitantes.

A população com 60 anos ou mais representa a maior parte dos vacinados, ou seja, 125.478 pessoas, que receberam 5,15% das doses aplicadas. Em segundo lugar está o público com comorbidades, com 45.109 pessoas (19,83%). Em terceiro vem o grupo dos trabalhadores de saúde com 37.919 (16,67%) e outras categorias (8,36% das aplicações). Os dados estão no painel vacinação covid-19.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que a vacinação tem avançado em Teresina. “Estamos aplicando as doses em diversos públicos prioritários, como determinado pelo Ministério da Saúde e já avançamos incluindo novos públicos por faixa etária”, disse.

Karoline Alencar, gerente de informação em saúde da FMS, destaca que esses dados refletem o trabalho e desempenho das equipes da FMS que envolvem enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. “É uma logística de aplicação de doses que envolve parceria de outras instituições como faculdades, shopping, além de hospitais e drives”, ressaltou.

A gerente destaca que foi alcançada a meta da vacinação da população idosa, dos grupos de comorbidades e de trabalhadores de saúde. “A FMS segue vacinando conforme o Plano Nacional de Imunização e lembra que as pessoas continuem seguindo os protocolos de distanciamento social, do uso da máscara facial e a higiene das mãos”, afirmou.

 

Deixe uma resposta