Concursos do governo do Piauí vão garantir vagas para negros

O governo vai atender recomendação do Ministério Público do Estado. Serão reservadas 20% do total de vagas dos processos seletivos.

O governo do Piauí vai reservar no mínimo 20% das vagas dos concursos públicos da administração direta e indireta para a população negra. Com essa medida, o estado atende a uma recomendação do Ministério Público do Piauí (MP-PI).

A informação foi publicada hoje (8) no site do MP-PI. A recomendação enviada ao Palácio de Karnak partiu da titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, promotora de Justiça Myrian Lago. A 49ª PJ atua no âmbito da defesa dos direitos humanos.

Em 17 de maio, o Ministério Público Estadual promoveu audiência com o secretario de Governo do Piauí, Osmar Júnior, para solicitar uma posição do Executivo quanto ao atendimento da recomendação. No dia 3 de maio o governador Wellington Dias respondeu que acataria o pedido.

Pela recomendação, o governo tem 90 dias para elaborar a norma que será seguida pelos concursos públicos promovidos no âmbito da administração estadual.

 

Deixe uma resposta