Os melhores exercícios para cardiopatas

Pessoas com problemas cardíacos já diagnosticados, não só podem como devem se e exercitar para ter mais qualidade de vida.

A prática de atividade física é fundamental para se ter uma boa saúde, pois se feita de forma regular e sistemática previne doenças, assim faz parte do tratamento.

Pessoas com problemas cardíacos já diagnosticados, não só podem, como devem se e exercitar. Desde que façam um check-up médico e tenha a orientação de um Profissional de Educação Física devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física.

Foi realizado um estudo com 48 idosos hipertensos de mais ou menos 71 anos de idade. O estudo foi realizado por 6 semanas e foi realizado três tipos de treinamento, dentre estes, o HITT ( Treinamento Intervalado de Alta Intensidade).

Os autores destacaram a questão da eficiência em relação ao tempo, pois eram protocolos simples de treinamento que levavam cerca de 15 minutos. A adesão foi de 99% e não houve nenhum problema sequer com os participantes. Ou seja, tudo correu super bem. E para melhorar ainda mais, houve uma redução de 9 mmHg para quem fez o treino mais intenso, o HITT no caso. Isso fez com que os idosos que eram hipertensos, deixaram de ser. Ou seja, com apenas 1 mês e meio, fazendo 15 minutos de e exercicios curou a hipertensão.

Só para se ter uma ideia do que significa esses resultados, isso equivale a reduzir o risco de infarto em 21% e o derrame ( AVC ) em incríveis 41%.

Enfim, o exercício físico é mágico e lindo, mas precisa saber como, quando e onde fazer para os mais diferentes grupos.

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

One thought on “Os melhores exercícios para cardiopatas

  • 1 de junho de 2021 em 18:25
    Permalink

    Muito bom o Artigo sobre Exercícios Físicos para pessoas Cardiopatas. Eu não sabia dos efeitos e dos ganhos, com certeza, a maioria da população não sabe disso. Eu penso que se uma pessoa nestas condições de saúde, soubesse que pode e deve fazer exercícios orientados, ela até ficaria mais Feliz, veria que então há um caminho. Conheço muitas pessoas que acham que é contraindicado.
    O Edcícero está contribuindo e muito, informando aos que necessitam de ajuda nesse sentido. Parabéns ao Portal!
    O Professor Demóstenes Ribeiro é um Profissional da mais alta qualidade e tem o poder da comunicação fácil, tem vastíssimo conhecimento na Área e muito tempo de experiência, por dedicar a maior parte do seu tempo às suas Academias, muitas vezes, cuidando pessoalmente, de seus Clientes. Parabéns!! Informação útil!!

    Resposta

Deixe uma resposta