Número de mortes por covid-19 reduz quase pela metade em maio

A Sesapi contou 563 mortes no mês passado contra 1.060 em abril, o período mais letal nesta pandemia.

Maio teve uma queda importante no número de mortes por covid-19 em relação a abril, no Piauí. No mês passado a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) registrou 563 óbitos, pouco mais de 53% das 1.060 vidas perdidas em abril.

Em 2021, maio é o terceiro mês mais letal, atrás de abril e março (909), e o quarto desde o início da pandemia, isso porque julho de 2020 acumulou 667 vítimas.

Casos confirmados

Quando se trata de casos oficiais da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, maio ocupa o segundo lugar desde o início da pandemia, com 32.888 confirmações. Abril lidera com 34.237 diagnósticos positivos.

Medidas restritivas

Em maio, o governo estadual deu início a um processo de flexibilização das medidas restritivas contra o coronavírus, que foram mais rigorosas em março e abril. O governador Wellington Dias liberou o funcionamento do comércio de rua aos sábados e dos shoppings centers aos domingos.

O decreto estadual mantém a suspensão dos eventos sociais e culturais, como forma de evitar aglomerações. Os bares e restaurantes podem abrir até às 23h, com música ao vivo, mas sem multidões. O regime de toque de recolher permanece das 24h às 5h.

Vacinação

No Piauí, até agora somente 18,11% da população recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. A segunda dose, que fecha o ciclo de imunização, foi aplicada em 8,68% dos habitantes.

Mesmo as pessoas que tomaram a vacina devem continuar com o respeito às medidas higiênicas, como uso de máscara, lavar bem as mãos e manter o distanciamento social.

 

 

Deixe uma resposta