PMT lança programa de emprego para pessoas com deficiência

O lançamento será nesta terça-feira, no Palácio da Música, no Centro de Teresina, com a presença do prefeito Dr. Pessoa.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), lançará nesta terça-feira (1º), às 8h30, no Palácio da Música, o Programa “Abrace Nós”, que vai atuar para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O lançamento contará com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e será transmitido pelo canal do Youtube TV Semcaspi.

O Programa “Abrace Nós” visa capacitar profissionalmente pessoas com deficiência e mapear vagas disponíveis em empresas, promovendo a inclusão deste público no mercado de trabalho.

De acordo com Eliana Lago, a proposta do Programa “Abrace Nós” é promover a inclusão efetiva das pessoas com deficiência, que ainda possuem dificuldades em adentrar o mercado de trabalho.

“A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um direito que está na lei. Infelizmente, este público ainda enfrenta barreiras como a falta de vagas e mesmo a de uma capacitação para que estas pessoas possam atuar em determinada área sem grandes dificuldades. Na nossa gestão, vamos atuar para sanar também este problema e gerar oportunidades”, pontuou.

Ricardo Oliveira, coordenador do Programa “Abrace Nós”, explica que a iniciativa tem como objetivo garantir os direitos referentes à inclusão social, com a equiparação de oportunidades e desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência.

“O Programa Abrace Nós assume a responsabilidade de ofertar ações e estratégias de proteção social básica às pessoas com deficiência, principalmente, visando à inclusão deste público ao mercado de trabalho. Vamos atuar com a elaboração e oferta de cursos, capacitações, mediações de vagas de emprego, o fomento ao empreendedorismo, à autonomia e também visa despertar, cada vez mais, para o senso crítico e aos contextos inclusivos” destacou.

Programa “Abrace Nós”

O Programa “Abrace Nós” vai atuar também com o seguinte site www.abracenos.pmt.pi.gov.br, onde as pessoas com deficiência poderão se cadastrar e acompanhar os cursos de capacitação e as vagas de trabalho disponíveis.

Segundo a coordenação do Programa “Abrace Nós”, Ricardo Oliveira, durante a fase de implementação do Programa Abrace Nós, já foram realizados 36 atendimentos, dentre eles: 21 cadastros; oito encaminhamentos para cursos profissionalizantes (operador de microcomputadores e empreendedorismo); e pessoas foram encaminhadas para curso de operador de microcomputadores, cinco pessoas para seleção de empregos e uma vaga efetivada.

 

Deixe uma resposta