Prazo para declarar o imposto de renda termina segunda-feira, 31

Após o prazo é cobrada uma multa por atraso na entrega da declaração. Primeiro lote de restituições já foi liberado.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 termina nesta segunda-feira, 31 de maio. A declaração pode ser enviada até as 23h59m, de acordo com a Receita Federal.

Após o prazo, é cobrada uma multa por atraso na entrega da declaração. O valor mínimo da multa é R$ 165,75, mas pode chegar a 20% do valor do imposto devido.

No Piauí, a Receita Federal espera receber mais de 255 mil declarações do IRPF 2021. No país, pelo menos 32 milhões de pessoas deverão prestar contas com o Leão neste ano.

Mesmo com o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) terminando nesta segunda-feira (31), muitos contribuintes ainda não entregaram a prestação de contas. Para evitar o pagamento de multas por atraso, o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, sugere que para não perder o prazo e pagar multa, o contribuinte pode entregar a declaração e depois fazer ajustes, correções ou simplificações nas informações que prestou.

O período do envio foi prorrogado por causa da pandemia, no entanto, o cronograma de pagamento das restituições foi mantido. Com isso, o primeiro lote também será pago no dia 31 de maio. A decisão de manter o cronograma foi tomada para que não houvesse atraso no pagamento das restituições. Uma medida para reduzir os danos econômicos trazidos pela pandemia.

Com informações da Receita Federal e Agência Brasil

 

Deixe uma resposta