Contra nova cepa, Piauí monta barreira na Ponte da Amizade

O trabalho foi iniciado na manhã desta quarta-feira, na ponte que liga as cidades de Teresina e Timon, no Maranhão.
Barreira sanitária foi instalada na manhã de hoje (Foto: Divulgação)

Começou a funcionar hoje a barreira sanitária instalada na Ponte da Amizade, que liga as cidades de Teresina e Timon (MA). O objetivo é fazer uma triagem das pessoas na entrada da capital piauiense, com a realização de testes para detectar o novo coronavírus. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) montou mais de 20 barreiras da divisa do Piauí com o Maranhão, por causa do registro de casos da variante indiana em São Luís.

O secretário Florentino Neto acompanhou o trabalho na manhã desta quarta-feira. Durante a abordagem dos veículos vindos da cidade vizinha Timon, as equipes do programa Busca Ativa coletavam informações da população. Houve filas de carros e motocicletas na ponte. A ação conta com o acompanhamento da Policia Militar

“As barreiras sanitárias nos permitem ter um acompanhamento mais próximo dos casos, pessoas com sintomas da infecção por covid-19 são orientadas de como devem prosseguir ao serviço de saúde do seu município de forma adequada. A medida é essencial para identificação precoce de novos casos, garantindo um acompanhamento médico adequado desses casos e assim podermos evitar que esses casos evoluam para a forma mais grave da doença”, disse o secretário.

A coordenadora do programa Busca Ativa, Dilia Falcão, ao explicar a importância do trabalho, disse que “as pessoas precisam entender que a pandemia não acabou, e nossas barreiras estão ai não somente para fiscalizar, mas para ter essa conversa sobre o tema, explicar para as pessoas que agora mais do que nunca é necessária a manutenção dos cuidados de prevenção a covid-19”.

Ela alertou para a necessidade dos cuidados especiais para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara, utilização do álcool em gel, limpeza das mãos, entre outras medidas ainda são as principais formas de evitar uma propagação do vírus.

 

Deixe uma resposta