Covid: chegada de novo lote de vacinas amplia grupos prioritários

A Sesapi receberá hoje à tarde mais de 90 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus. Serão os imunizantes AstraZeneca e Pfizer.

O Piauí recebeu na tarde desta quarta-feira (26) 90.440 doses de vacinas contra a covid-19. Com essa nova remessa o estado vai iniciar a vacinação de trabalhadores de transportes aéreos e trabalhadores portuários. Serão 82.250 doses da AstraZeneca e 8.190 doses da Pfizer, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

O estoque da AstraZeneca/Fiocruz será destinadp a vacinação de 100% do grupo de trabalhadores portuários (28 doses), para 78% do público de trabalhadores de transportes aéreos, 17% do grupo de comorbidades e pessoas com deficiência permanente e 7% do público de forças de segurança e salvamento e forças armadas.

“Vamos iniciar à vacinação de dois novos públicos formados pelos portuários e aeroportuários, essa população está contemplada no Plano Nacional de Imunização. Isto no possibilitará avançar ainda mais na imunização da população piauiense”, disse o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Já a remessa do imunizante da Pfizer será reservada para o atendimento de 1,9% do grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérpera. “Este novo lote ainda será disponibilizado apenas para Teresina”, afirmou o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

(Matéria atualizada às 18h)

 

Deixe uma resposta