Quantas vezes treinar por semana

Estudos recentes compararam treinar 3 ou 6 vezes na semana. É possível obter ótimos resultados treinando 2 ou 3 vezes.

Para que realmente tenha uma melhora no nível de condicionamento físico é Importante controlar algumas variáveis como volume e intensidade da atividade, ajustando a quantidade de séries, cargas e repetições que serão utilizadas em uma sessão de treino e durante toda a semana e mês de prática. Em linhas gerais, quanto maior o esforço, mais tempo o organismo requer para se recuperar.

Evidências científicas sinalizam em 4 – 9 séries por semanas, outras 12 – 15 séries no mesmo período. Isso seria exercitar o grupo muscular por duas vezes em 7 dias, com 1 ou 2 exercícios por treino. Na segunda situação, significa trabalhar o grupo muscular duas vezes, porém, aplicar de 2 a 3 exercícios semanalmente.

Artigos recentes, compararam treinar 3 vezes na semana contra 6 vezes, e os resultados foram similares. É possível ter excelentes resultados treinando “apenas” 2 ou 3 vezes por semana. E com relação à quantidade de séries, vai depender da intensidade aplicada durante o treino. Lembrando que, quanto mais intensos os exercícios, a tendência é a diminuição da quantidade de séries semanais.

Porém, a qualidade aplicada durante a sessão de exercícios é mais importante que a frequência semanal de treino. É possível treinar 2 vezes na semana e obter excelentes resultados, desde que os exercícios sejam eficientes. Por isso é fundamental um programa de treino individualizado e adequado ao nível de condicionamento, a restrições, no caso de lesões, e disponibilidade de tempo de cada indivíduo. Por isso é importante procurar uma academia devidamente registrada no CREF (Conselho Regional de Educação Física), assim como Profissionais de Educação Física qualificados.

A situação acima citada se aplica a pessoas que querem melhoria de performance, e no caso a atividade analisada é a musculação. Mas se o objetivo for apenas se movimentar e dessa forma combater o sedentarismo, é importante que se faça qualquer coisa para gastar calorias; desde que essa atividade some 30 minutos diários de segunda a sexta, totalizando 150 minutos de atividade moderada por semana. Isso é o que preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde).

 


DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.


 

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