Reaberta agenda da vacina para grupos prioritários

Fundação Municipal de Saúde atendera a população a partir de 18 anos com deficiência permanente e gestantes, entre outros grupos. 

A Prefeitura de Teresina reabriu mais uma vez o agendamento para vacinação com o imunizante do laboratório Pfizer contra a covid-19. O público-alvo desta etapa da campanha são pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas que tem síndrome de down e pessoas com paralisia cerebral, todas acima dos 18 anos de idade.

O agendamento da dose é feito no site Vacina Já. Basta acessar o site e clicar no botão “agendamento público-alvo”, que levará a uma página onde ele deve escolher o público ao qual ele pertence, inserir seus dados pessoais e então escolher local, dia e hora da vacinação.

“As pessoas devem se dirigir aos pontos com documento de identidade, CPF ou cartão SUS; comprovante de endereço que comprove que são residentes do município de Teresina e mais um documento que comprove de que grupo elas fazem parte, no caso um laudo ou uma receita que deixe claro à equipe de vacinação a que grupo pertencem”, disse Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina.

Para gestantes, é pedido ainda que apresente o cartão da gestante ou laudo médico; e para as puérperas, certidão ou declaração de nascimento do bebê, além do laudo que comprove a comorbidade para ambos os grupos. Para pessoas com deficiência permanente, é pedido um laudo médico que comprove sua condição.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, explica que a vacina da Pfizer requer estrutura complexa para a aplicação das doses. “Em todos esses postos de vacinação nos hospitais tem equipe médica de apoio e nos auditórios tem equipe do Samu avançado com profissionais e medicamentos para atender algum caso de intercorrência”, informou.

 

Deixe uma resposta