Saúde confirma 107 óbitos por covid após investigação

As mortes ocorreram em datas diferentes e estavam sob investigação epidemiológica.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS PI), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), fará uma alteração no Painel Epidemiológico do Estado do Piauí passando a incluir os óbitos registrados por covid-19 de acordo com a data da declaração de óbito (ocorrência), não apenas com a data de inclusão dos óbitos no sistema do Ministério da Saúde.

Para o fechamento de um óbito por covid-19 no sistema do Ministério da Saúde é necessário a adoção dos seguintes critérios de análise: 1) Declaração de óbito; 2) Resultados de Exames Laboratoriais e/ou Imagem 3) Parecer da Análise Clínica e/ou Autópsia; a qual demanda, em média, cerca de sete dias.

Não só o Piauí, mas também outros estados passaram a adotar a análise gráfica de óbitos de acordo com a Declaração de Óbito – Ocorrência – dia em quem o óbito de fato aconteceu- em seus Painéis Eletrônicos. “No Piauí, esta decisão é sustentada por análise estatística realizada pelo CIEVS PI (Gráfico 01) que constatou não haver diferença significativa que venha a impedir a implementação do gráfico ‘Média Móvel de Óbitos de acordo com a data da Declaração de Óbito’. Assim, há recomendação técnica epidemiológica para este ajuste no Painel Epidemiológico do Piauí”, explica a Coordenadora do CIEVS e de Epidemiologia da SESAPI, Amélia Costa.

Com esta alteração será possível perceber que, a partir das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Piauí, através dos decretos de Estado, há uma tendência de queda dos óbitos pela doença a partir do mês de abril de 2021.

“Cabe esclarecer que, pelos critérios adotados atualmente – ‘Média móvel de casos encerrados nas últimas 24h’ – há estabilidade, porém com a atualização – ‘Média Móvel de Óbitos de acordo com a data da Declaração de Óbito’ – será verificada uma tendência de queda por Covid-19 no Piauí”, destaca a Epidemiologista.

Consequentemente, os gráficos por semana e por mês também sofrerão ajustes, mas sem comprometimento estatístico quanto aos óbitos pela doença. Nesta terça-feira (18), o CIEVS PI irá inserir 107 óbitos de acordo com as datas em que eles ocorreram. Assim, estes ajustes apontarão, no Painel Epidemiológico do Estado do Piauí, a realidade epidemiológica da covid no Estado.

Destaca-se que o processo de investigação, análise e divulgação é contínuo, uma vez que os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde não possibilitam o encerramento de alguns óbitos no mesmo dia em que ele ocorreu. Por esta razão, outros óbitos que ainda estão em investigação, caso seja confirmado covid, serão inseridos posteriormente no Painel Epidemiológico.

Ressalta-se que, mesmo com a tendência de queda na média móvel de mortes por covid, a Sesapi alerta a população para que não deixe de cumprir as medidas sanitárias, que evitam a propagação do coronavírus, como o uso de máscara o distanciamento social, álcool e gel. Também faz um apelo àqueles que estão nos grupos contemplados com a vacina, que façam sua imunização com as duas doses necessárias para completar o ciclo vacinal e assim ajudar quanto a diminuição dos casos de Covid-19 no Piauí.

“Queremos lembrar que àqueles que já concluíram as duas doses da vacina, necessitam continuar com as medidas preventivas de distanciamento social, uso de máscara, álcool e demais cuidados de higiene”, lembra Amélia Costa.

 

Deixe uma resposta