Siec Piauí 2021 divulga a lista dos 211 projetos aprovados

Em 2021, segundo a Secretaria de Cultura, foram inscritos quase o dobro do número de projetos apresentados no ano passado. 

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) divulgou, nessa segunda-feira (10), o resultado do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) no Piauí. Foram 211 projetos aprovados para a captação de recursos, quase o dobro do ano passado. Em 2021, houve um recorde de inscrições, chegando a quase 1.600 projetos apresentados.

“Esse recorde de inscrições se deve à popularidade do Siec, o sistema tornou-se mais conhecido e hoje é uma das principais ferramentas de captação de recursos para a cultura”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Os projetos foram analisados por uma comissão e os proponentes aprovados receberão um certificado junto à Secult. Com o certificado em mãos, os proponentes podem partir para a captação de recursos junto às empresas, que terão isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Entre os projetos aprovados na capital, está o “Música Para Todos”, que existe há 20 anos e o Festival de Teatro Lusófono. No interior, o 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, evento já consagrado nacionalmente, também faz parte das listas dos aprovados.

“A Lei Estadual de Incentivo à Cultura é um sucesso. De 2014 para cá, em seis anos de Siec, foram 767 iniciativas aprovadas e executadas em todo estado. O Siec também se popularizou pelo interior. Neste ano, 30 municípios do Piauí foram contemplados”, informou o secretário Fábio Novo.

O Sistema de Incentivo Estadual à Cultura foi criado por meio da Lei Nº 4.997, de 30 de dezembro de 1997, com o objetivo de estimular e desenvolver a criação e produção de expressões culturais e os processos de preservação e proteção do Patrimônio do Estado. O Siec contempla as seguintes áreas: música, artes cênicas, fotografia, cinema e vídeo, artes plásticas e artes gráficas, folclore e artesanato, pesquisa e documentação, literatura, patrimônio histórico, artístico e ambiental.

Confira a lista dos projetos aprovados

 

Deixe uma resposta