Ato público lança campanha contra o abuso sexual infantil

O lançamento da campanha em Teresina aconteceu na manhã desta terça-feira (11), na Avenida Frei Serafim, no Centro da cidade.
Lançamento da campanha, na Avenida Frei Serafim (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) lançou na manhã desta terça-feira (11) a campanha de prevenção e enfrentamento ao abuso sexual infantil, em um ato público, na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina.

A campanha é intitulada “Respeite-me! Meu corpo não é brincadeira! Chega de violência contra crianças e adolescentes” e foi idealizada pela Semcaspi, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

De acordo com a titular da pasta, Eliana Lago, a campanha tem a proposta de sensibilizar a sociedade quanto à prevenção e ao enfrentamento das situações de violência contra crianças e adolescentes.

“A Semcaspi está chamando atenção não só para as ocorrências das violências, mas principalmente, sensibilizar as pessoas para a prevenção, para as formas de denunciar e o atendimento feito pela nossa rede de proteção. Os Cras e os conselhos tutelares são a porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou de pessoas que estão com seus direitos violados”, disse.

Villar Neto, coordenador do SCFV, o ato público marca o lançamento da campanha de prevenção e enfrentamento ao abuso sexual infantil, alertando para a importância de identificar e denunciar as ocorrências, mesmo que de forma anônima.

“A nossa campanha traz em seu título “Respeite-me! Meu corpo não é brincadeira”, alertando a sociedade, como um todo, para a proteção das crianças e dos adolescentes, evitando que tenham o corpo violado e violentado. Estas violências refletem no comportamento destes público, de diversas formas, desde o humor, ao isolamento e até no desempenho escolar. Infelizmente, a maioria destas violências acontecem no seio familiar e precisamos atuar na prevenção e no enfrentamento das ocorrências”, ressaltou.

Concurso de vídeo socioeducativo

A campanha “Respeite-me! Meu corpo não é brincadeira! Chega de violência contra criança e adolescente” está promovendo o I Concurso de Vídeo Socioeducativo, que teve início nessa segunda-feira (10) e segue até 23h55min de quarta-feira (12).

Os vídeos serão produzidos por crianças e adolescentes assistidos pelo SCFV e os três escolhidos por uma comissão serão premiados, com troféu e medalha.

Ascom/PMT

 

Deixe uma resposta