Piauí recebe 56 mil doses para vacinar pessoas com comorbidades

Com mais este estoque, o estado vai vacinar gestantes, pessoas com deficiência permanente e outras doenças crônicas.

O Piauí recebeu hoje (6) mais 56.300 doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O lote é destinado para gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. A vacinação dos três grupos acontecerá simultaneamente. O imunizante foi enviado ao Brasil pelo consórcio Covax Facility.

As doses chegaram ao aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, às 15h40, no voo LA-3211. A distribuição da vacina aos municípios será feita nos próximos dias, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

O secretário da Saúde, Florentino Neto, faz um apelo à população para que todos busquem conhecer o calendário de vacinação do seu município. “Não vamos desperdiçar a oportunidade de sermos vacinados no nosso próprio município no posto de vacinação perto de casa”.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, o estado conta com um quantitativo populacional de 402.402 pessoas que se enquadram nos grupos prioritários de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

O Plano Nacional de Vacinação aponta que atualmente o estado tem 1.068.337 pessoas que se enquadram nos grupos prioritários para a vacinação, que inclui a população com diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial em estágio 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar.

Outras comorbidades são as cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatia, miocardiopatia, doenças da Aorta e arteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares, marcapasso, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunoglobinopatia grave, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Ainda de acordo com o plano, deve ser priorizada a vacinação pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos de idade, independente da faixa etária. As pessoas com comorbidades seguirão a ordem de prioridades conforme as faixas etárias, começando pelo grupo 55 a 59 anos até chegar aquele de 18 a 29 anos.

Números da vacinação

De acordo com os dados do Vacinômetro da Sesapi até hoje o estado já recebeu 957.380 doses de vacina contra a covid-19 do Ministério da Saúde, das quais 950.985 doses já foram entregues para os municípios. Com as doses que chegaram hoje, que ainda não foram incluídas no sistema, o Piauí ultrapassa hum milhão de doses recebidas.

A Sesapi mantém ainda uma reserva técnica de segurança para ser utilizada em caso de perda ou qualquer imprevisto em relação ao armazenamento e aplicação das doses, evitando que os piauienses não sejam lesados e fiquem sem o imunizante. Ainda de acordo com as informações do Vacinômetro, mais de 470 mil pessoas já tomaram a 1° dose de vacina e mais de 234 mil já completaram o ciclo de vacinação e estão imunizadas.

 

Deixe uma resposta