PMT gasta no ano R$ 1,4 mi com descarte ilegal do lixo

A prefeitura já detectou 28 locais da zona urbana, na região Leste de Teresina, onde o lixo é despejado irregularmente.

A equipe da Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (Saad Leste) fez um levantamento sobre os transbordos que são os descartes irregulares de lixo, na zona Leste de Teresina.

Segundo Renato Lopes, gerente de serviços urbanos da unidade, anualmente, é gasto o montante de R$ 1.416.000 com a remoção irregular de detritos dos 28 pontos espalhados na região e que poderia ser convertido em outras benesses para a população.

“São podas de árvores, material de construção, móveis velhos e animais mortos que são descartados irregularmente pelos moradores. Essa prática criminosa prejudica o meio ambiente, a saúde pública e até mesmo a economia”, disse Renato Lopes.

Os moradores jogam lixo em praças, terrenos e demais locais a céu aberto. “O lixo descartado inadequadamente custa muito caro aos cofres públicos e poderia servir muito mais ao povo”, completou.

Paulo Nunes Cordeiro, gerente de obras e serviços da Saad Leste, fez uma analogia que o valor utilizado poderia ser revestido em 30 unidades habitacionais para os habitantes locais.

“Se houvesse mais conscientização de todos, poderíamos aplicar esse valor anual, de mais de um milhão, na construção de 30 casas de 50m², por exemplo, amenizando um pouco o déficit de moradia da população mais carente”, disse Paulo Nunes.

O descarte irregular de resíduos é um problema crônico da cidade e grande parte dos munícipes recorre a depósitos inadequados na hora de dar adeus ao lixo que produzem. James Guerra, superintendente da Saad Leste, orienta a população para que sejam usados os 11 pontos de recolhimento de resíduos (PRR), instalados na região.

Lixo Zero

A população também pode denunciar o lixo irregular da vizinhança através do Programa Lixo Zero, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), que é responsável pelas penalidades decorrentes e condução do processo administrativo destas ocorrências. A denúncia pode ser feita através do telefone whatsapp (86) 9 9806-6171, ou pelo email lixozero.teresina@gmail.com.

Mutirão de limpeza

O prefeito Dr. Pessoa se reuniu hoje com os titulares das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (Saads) das áreas urbanas e rural e determinou a realização de mutirões para a limpeza e de restauração de ruas e avenidas em toda a capital. Os serviços começam imediatamente e devem solucionar, num prazo máximo de 15 dias, todas as demandas solicitadas pelas comunidades.

 

Deixe uma resposta