Teresina já vacinou mais de 20 mil pessoas contra gripe

As crianças, gestantes, mulheres no pós-parto, indígenas e trabalhadores da Saúde fazem parte do público-alvo na primeira etapa da campanha. 

A campanha de vacinação contra a gripe segue em 69 salas de vacina de Teresina. Nos primeiros 10 dias de mobilização, um total de 20.901 pessoas já foram imunizadas dentro do público alvo da primeira etapa: crianças, gestantes, mulheres no pós-parto, população indígena e trabalhadores da saúde.

Esta vacina protege contra os três tipos de vírus d gripe mais comuns no Brasil: o influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Nestes primeiros dias de campanha, foram vacinadas 15.955 crianças, 2.341 gestantes, 294 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e 2.311 trabalhadores da saúde que atuam em unidades de saúde da capital.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a influenza da FMS, Adriana Sávia, avalia os números como positivos. “Na nossa análise a procura está boa, considerando que estamos na primeira semana de vacinação. Precisamos que as pessoas continuem comparecendo às UBS para que a gente consiga atingir a meta de cobertura de todos os grupos, que é em torno de 90%”.

Adriana Sávia ressalta que este ano a campanha está dividida em etapas para diferentes públicos, começando por aqueles que ainda não estão sendo contemplados pela vacina contra a Covid-19, já que é preciso um intervalo entre as duas vacinas. “Nos meses de maio e junho teremos outras etapas, contemplando os idosos – que já estarão todos imunizados contra a Covid – e demais grupos”, esclarece a coordenadora.

Ela garante que a vacina é segura e protege a população, evitando complicações de saúde e ajudando a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.

 

Deixe uma resposta